segunda-feira, 20 de maio de 2013

REFLEXÕES DO TEXTO "ETNOGRAFIA PRÁTICA"

Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra etnografia é oriunda do grego ethnós, -eos, que significa: raça, povo + graphé, -ês, que significa: escrita. Logo, etnografia é a Ciência que descreve os povos no relativo aos seus costumes, índole, raça, língua, religião, etc.
Diante da leitura do texto, pude perceber que no ambiente escolar a etnografia analisa as atividades diárias e corriqueiras da escola, situando-a num contexto político, social, econômico e cultural, a partir de uma dada realidade que interfere e que sofre interferências deste ambiente. Analisa-se a escola e seu entorno, pois a realidade de onde está inserida diz mais sobre os fenômenos que lá acontecem do que os atos analisados fora do todo, restrito ao espaço físico e distante do contexto social, bem como os conflitos que que permeiam este local com seus sujeitos diversos.
Há de se perceber que a escola não é uma bolha isolada da realidade local, ao contrário, nela se reflete os resultados do que se vive na comunidade ao seu entorno, ambiente histórico constituído por sujeitos que possuem uma história e que contribui na construção da história do local. Esses elementos fazem da etnografia um estudo rico pois objetiva para além dos números, dos dados, apreender a escola em seu contexto macro e micro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário